Certificado A1 ou A3? Entenda as diferenças antes de escolher.

-

Certificado digital é uma “identidade virtual” que pode ser utilizado tanto por pessoa física como jurídica. Essa certificação pode ser disponibilizada em dois formatos distintos, por isso é importante entender suas diferenças antes de escolher o ideal para seu negócio.

Seja qual for o modelo utilizado, A1 ou A3, a principal utilidade dessa ferramenta é autenticar documentos e operações de forma eletrônica. Ela literalmente substitui o papel e a caneta por uma assinatura digital, oferecendo muito mais segurança.

É por essa segurança que os setores públicos e privados já exigem esse modelo de autenticação para os mais variados processos. Seja para assinar documentos, procurações, laudos e contratos, seja para acessar e fazer operações em portais do governo ou bancários, o fato é que a certificação digital é uma realidade e já é obrigatória para muitas empresas

Quais as diferenças entre os modelos A1 e A3?

A mais notável distinção entre os dois tipos de certificado é o formato em que ele é disponibilizado. Mas essa diferença, apesar de parecer tão óbvia, implica em particularidades que distinguem seus usos.

Modelo A1

O certificado do tipo A1 é disponibilizado em formato totalmente eletrônico. Ou seja, ele precisa ser instalado nos computadores ou dispositivos que forem utilizá-lo. Nesse modelo, um único certificado poderá ser instalado em diversos computadores, tablets e smartphones para ser utilizado simultaneamente em quantas máquinas forem necessárias. Portanto, utilizando o modelo A1, uma empresa pode, por exemplo, emitir documentos fiscais a partir de qualquer computador, sem um número máximo de dispositivos.

Outra vantagem desse tipo de certificado é não ter nenhum risco de extravio ou perda, justamente por não depender de nenhum outro dispositivo físico além do próprio local de instalação.

Uma última particularidade importante sobre o modelo A1 diz respeito a sua validade, que é de 1 ano e não pode ser renovada. Portanto, quando sua validade expirar, um novo certificado deverá ser emitido.

Modelo A3

Já o certificado digital do tipo A3 pode ser disponibilizado de duas formas: Um token, que é possui conexão usb e é bem similar a um pendrive, ou um Smart Card, que é basicamente um cartão com chip. As únicas diferenças dessas duas apresentações são somente o formato e o tipo de conexão com os dispositivos.

Esse modelo de certificado pode ter validade de até 3 anos, que pode ser renovada.

Por ser disponibilizado de forma física, exige cuidados extras para evitar qualquer extravio ou perda. Além disso, não possui a mesma versatilidade do modelo A1, sendo físico, só poderá ser utilizado em uma máquina de cada vez.

Mas isso não deve ser necessariamente visto como uma desvantagem, pois essa restrição de acesso e uso, junto com a exigência da senha para cada nova utilização, faz com que esse formato seja o mais indicado para operações de dados mais sensíveis.

Visto que tanto o modelo A1 quanto o A3 servirão para praticamente os mesmos usos, não existe um tipo de certificado melhor ou pior. A escolha dependerá de uma averiguação sobre a estrutura da empresa, quantos dispositivos utilizarão o certificado e quais os tipos de operações que serão realizadas. Vale ressaltar que é possível escolher e utilizar as duas opções de certificação simultaneamente.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre os usos do Certificado Digital, confira nesse blog outros artigos sobre o assunto. E no caso de você já desejar solicitar o seu, entre em contato com a Cruzador e garanta os melhores preços do mercado com um atendimento totalmente online.

Posts Recentes

Categorias