A importância do certificado digital para médicos.

-

O atendimento a distância e a digitalização de diversos serviços em todas as áreas são processos de uma transformação que já vem acontecendo há alguns anos, mas que foi exponencialmente acelerada devido à recente pandemia. Evidentemente os serviços de saúde, que já acompanhavam essa crescente, foram os que mais rapidamente tiveram que se adaptar à nova situação.

A telemedicina, então mais que realidade, uma necessidade, apresentou uma série de desafios para que pudesse cumprir sua função sem prejuízo da segurança e qualidade. Um deles, entre os mais importantes, era a validação dos documentos emitidos. Aí que entra a importância da certificação digital para os profissionais da saúde, visto que essa ferramenta se tornou obrigatória para a regularização do serviço.

Usos da certificação digital na telemedicina

O certificado, além de toda praticidade que oferece na emissão de receitas, atestados e prontuários, se torna ainda mais importante ao permitir com que o médico responsável acelere procedimentos, muitas vezes urgentes, ao analisar e enviar mais rapidamente também laudos e solicitações de exames que podem ser realizados pela equipe.

Além da notável agilidade e segurança que a telemedicina fornece graças à utilização obrigatória do certificado digital, existem também outras funções que somente podem ser feitas com assinatura eletrônica pelos profissionais da saúde, como acesso aos sistemas do CRM, CFM e à plataforma de prescrições eletrônicas.

Os médicos, claro, ainda podem utilizar essa certificação para todos demais usos que não são específicos de sua profissão. A maior parte das utilidades são comuns a todas as áreas, como consultas e envios de declarações de imposto de renda, emissão de DARF’s, assinatura de contratos e procurações eletrônicas, entre muitas outras aplicações.

A verdade é que, seja pela praticidade, segurança ou pelas reduções de custos e burocracia, a certificação digital está se tornando cada vez mais uma exigência dos órgãos fiscais, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Não demorará para que essa identificação eletrônica se torne uma obrigação também naqueles casos em que hoje ainda são apenas uma possibilidade a mais.

Posts Recentes

Categorias